.
A fraude da crise no SNS.
Para além deste dado é importante sublinhar que Portugal continua a formar 25% mais médicos do que a média dos países da OCDE ( formam-se todos os anos 16,1 médicos por 100 mil habitantes, a comparar com a mesma tendência de envelhecimento da população 6,8 no Japão). No lado oposto o número de enfermeiros formados em Portugal é duas vezes inferior ao da média da OCDE.
Portugal é também dos países que apresenta uma maior feminização da profissão , dos 58.735 médicos em atividade em 2021, 56,7% são mulheres ( ver colocações anteriores sobre a desclassificação social resultante da feminização de uma profissão).
Quanto ao nível das remunerações, a dos médicos portugueses é de 2,6 a 2,7 vezes a remuneração média nacional, valores semelhantes ao praticado na Dinamarca ou Finlândia.
Outro dado a salientar na problemática da Saúde em Portugal, para além do excesso de oferta em médicos é o rácio número de enfermeiros para o número de médicos, é apenas de 1,3, sendo que nos países europeus o rácio é mais próximo dos 3,5 enfermeiros por médico.
Fonte:
https://www.facebook.com/carlos.rocha.71404/posts/pfbid0iZiMipTyUEijov6aRaCdH8wZrWtwdcwsmfUqwhAXyYwGgKrzXvcgv12fKkJsBbZ9l
Sem comentários:
Enviar um comentário