quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Novo projeto ..... construção de aquecimento de agua solar.

.
Após iniciar a produção de energia elétrica com paineis solares, detectei que a produção é insuficiente para funcionar o termoacumulador de 85 litros que tenho em casa.
O consumo do termoacumulador para aquecimento de agua, é de 1400 wats, e o sistema elétrico que tenho dos paineis solares ficam sobrecarrecados, tendo que ligar a energia da EDP para aquecimento do termoacumulador.
A solução é fazer uma captação solar conforme o vídeo que se segue:

Já tenho a base para apoiar os paineis, os quais irei fazer por partes, dois a dois, serão oito no total.
Já comprei o depósito de agua em aço inox, foi no OLX, uma pechincha ( € 240,00 ) com o transporte e portagens saiu por € 340,00, com 320 litros de capacidade, fotos abaixo.



O depósito ficará no sotão.

Base de apoio na cobertura para paineis de aquecimento de agua ( 2,00 x 1,00 m )


Por enquanto é só, devo iniciar este trabalho para próxima semana.
Abraços a todos os meus amigos.

Ramiro Lopes Andrade

4 comentários:

Afonso de Portugal disse...

Muito bem, amigo Ramiro! A independência energética é um dos melhores investimentos que podemos fazer, as empresas de energia estão cada mais chulas... e cada vez menos portuguesas!

Além de que o facto de o amigo Ramiro fazer tudo sozinho, em vez de contratar e pagar a alguém, também é digno de louvor! Parabéns! O Ramiro é homem à antiga! :)

Abraços!

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

Amigo Afonso

Obrigado pela mensagem de apoio.
Temos que reagir contra estes sanguessugas que nos matam aos poucos.
Farti-me de ser chulado .......... já devia ter feito isto a mais tempo.
Alem dos paineis solares, tenho tres depósitos de agua com 1600 lts em minha garagem, para captação da agua da chuva, ligada a uma bomba, para abastecimento da casa, com filtros de particula e de carvão ativado.
O problema da agua, é que em Portugal não chuve durante 7 / 8 meses por ano, enfim, poupa-se o que se pode no inverno, é menos € 20 x 5 meses por ano.
Tenho prazer de individualmente dar meu troco ao sistema que nos parasita ........ eternamente.

Abraços amiro Afonso.

Ramiro

Anónimo disse...

Ramiro,

Bom esforço, e os meus votos de sucesso na empreitada.
Aproveito para lhe dizer (não leve a mal) que pouco se està a afastar do sistema chulo Português so por estes meios, mas que actualmente são os possiveis e mais conhecidos, e acessiveis.

Parte do futuro energético e solução de futuro poderia passar pela utilização da força da gravidade para produção de Energia limpa 24/24, continuamente, e sem recursos a complexos sistemas de tranmissão como as redes eléctricas. Ora claro està que é um tipo de recurso que não interessa pois poderia tornar obsoleto o actual modelo, num curto espaço de tempo, e prejudicar os interesses do "grupinho".


Convido-o a fazer um pouco de investigação base pelos modelos do Felix Würth (não se deixe enganar pela desinformação publicada) para ter uma ideia do significado de um possivel aproveitamento positivo da força centrifuga e também da força potencial da gravidade pelo modelo do Wise Alsept - pat. US 3,258,979 - , onde hà "pano para mangas".


Logico que radicais meios para produção energética por meios limpos e muito baratos de implementar, no atual paradigma energético, não interessam. No entanto resta-nos a esperança que algo possa "mexer" brevemente e começar a marcar posição. Ver http://alphaplanets.com/ , apesar de ainda estar baseado num sistema muito primàrio e gigantesco. Actualmente hà tecnologia para fabricar sistemas bastante compactos e eficazes, mas não pode ser facilmente divulgada ou correm-se riscos..

Cmps,

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

Caro Anonimo

Obrigado pela opinião, não tomo a mal, quanto mais comentários melhor.
Tenho consciencia de que áinda não é a melhor solução, mas a possivel.
Vi o que sugeriu, e acho que ainda deveria ser mais simples se implementar o Wise Alsept.
É muito complexo ainda, no futuro quem sabe ........
O maior prazer que terei é ver minha conta de eletricidade, baixar de € 180,00 a cada doismeses, para cerca de € 30,00.
Abraços, e volte sempre.

Ramiro