Eu não como mais pera rocha, enquanto não estiver bem esclarecida esta situação, e todos nós deveríamos excluir esta fruta de nossa alimentação.
O ministério da agricultura deve esclarecer os portugueses, e fazer exames laboratoriais a todos os produtos alimentares ( frutas e verduras ).
JÁ SE ESQUECERAM DOS NITRUFURANOS QUE DAVAM AOS FRANGOS HÁ UNS ANOS ATRÁS ?
E O GLIFOSATO QUE AINDA ESTÃO A USAR ?
Não comam mais pera rocha, verão que todos ( AGRICULTORES E GOVERNO ) se vão mexer bem depressa !!!!
Ramiro Lopes Andrade
Hétero / Islamofófico / Homofóbico / Nacionalista
Antibiótico proibido na UE utilizado para combater doença nas pêras
Alguns técnicos afirmaram que antibióticos ilegais estão a ser utilizados na Pera Rocha. Os técnicos ligados à produção disseram ter informado a Direção Geral de Alimentação e Veterinária e o Ministério da Agricultura.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pêra Rocha do Oeste com antibióticos em Portugal
Comentário excelente do Sr. Luis B, no site da Deco
Resolvi escrever-vos não para alertar pois penso que já deverão ter conhecimento, sobre um assunto noticiado pela RTP, uma noticia de 18 de Abril, e até agora, que eu saiba é o único órgão de comunicação a dar a noticia, têm uma ou duas reportagens sobre o assunto, que para mim é relevante e muito preocupante.
Fico algo perplexo por até agora não ter havido outros órgãos a noticiar, e outras organizações a difundir este caso. a noticia da RTP dá conta estão que estão ( e são já há oito anos) a ser utilizados antibióticos ilegais para tratar doenças nas pereiras, nomeadamente na pêra rocha, está a ser usado um antibiótico proibido por muitos produtores de pêra rocha, muitos deles da região Oeste, deixo-vos o link, se por acaso não tiverem conhecimento:
https://www.rtp.pt/noticias/pais/antibiotico-proibido-na-ue-utilizado-para-combater-doenca-nas-peras_v1070848
Esta noticia abre um leque de preocupações, centro-me num deles e que será o principal:
A pêra rocha é muito conhecida em Portugal, julgo que muito consumida, há oito anos, pelo menos, têm sido utilizados antibióticos nas pereiras, que se irá repercutir no fruto, se pouco ou muito não sei, mas alguma coisa irá passar para o fruto.
Quer dizer que ao longo de todos estes anos e irá eventualmente continuar, há a forte possibilidade das pêras rochas conterem vestígios de antibióticos, para lá dos químicos que terão devido às constantes pulverizações...
O consumidor que nada sabe, não desconfia sequer, que possam fazer algo assim, um produto saudável, aconselham a comer fruta pela nossa saúde, anda a comprar este fruto muito provavelmente contaminado, pensando que está a consumir um produto saudável, que lhe está a fazer bem, e dá-o aos filhos, e é dado a bébés,a célebre papa de pêra passada, que os bébés adoram, e os pais felizes por ele estar a comer algo que lhe fará bem, irá com certeza crescer forte e sadio.
E ninguém sabe que implicações poderá haver no futuro desta criança, por ter ingerido a pêra rocha com antibióticos, e outros químicos que terão estes magníficos frutos, que também não têm a culpa que o ser humano faça coisas assim em nome dos lucros vindos da sua produção.
Poderão pensar que estarei a exagerar, seria mais propicio como enredo de um filme de ficção cientifica, mas não acho, penso que poderá ser muito real algo assim.
A Deco como um organismo de defesa do consumidor não sei se teria alguma coisa a dizer sobre esta matéria, sei que seria complicado, sem provas, indícios, dizer algo, ir atrás de uma reportagem de uma estação de televisão, teria no mínimo de fazer alguma investigação para ter uma base para então sim ter uma palavra a dizer, sei disso.
Mas por esta noticia, e por outras que tenho lido, nomeadamente sobre a pulverização,e os produtos que colocam nos frutos para os conservar.
Por exemplo, não é normal podermos encontrar durante todo o ano pêra rocha nos hipermercados, ela tem o seu tempo, que é no verão, é nessa altura que naturalmente nasce nas pereiras as pêras, quer dizer que fora dessa época, elas terão de levar um conservante,e anti fungicidas para poderem ser conservadas, mesmo que estejam em grandes frigorificos, a uma temperatura baixa, não sei ao certo o que fazem para as conservar, mas levarão produtos artificiais que irão ser absorvidos pelos produtos, e que chegará depois à cadeia alimentar.
Já li muitas das vossas revistas proteste, e acho que nunca li sobre a qualidade dos frutos e legumes da nossa praça, dos frescos, fazerem uma análise, retirarem uma amostra da fruta e legumes vendidas nos hipermercados e fazerem um teste de qualidade, perceberem o que contém realmente toda essa fruta e leguminosas à venda nas grandes superficies.
Não sei se já fizeram essa análise, se sim, se me puderem dar o número da revista, onde vem o estudo agradecia, porque é uma matéria que me interessa, sou consumidor, de fruta e legumes, começo a cada vez mais a comprar produtos biológicos, mas nem todos, o preço ainda está alto neste tipo de produtos, alguns são os de venda livre em hipermercados, mas penso quando adquiro um fresco num hiper, que é como jogar à roleta, porque não sei realmente o que estou a comprar - estarei a comprar um produto saudável, com todas aquelas vitaminas naturais ou estarei a comprar um cocktail de quimicos que me irão intoxicar o organismo.... - há consumidores que só comsomem mesmo, julgo que será uma grande parte de consumidores, os frescos dos hipermercados, seria uma grande ajuda para o consumidor poderem saber isso, o que realmente andamos a consumir.
Receio que se um dia fizerem esse teste de qualidade, iremos todos ter uma surpresa, e não diria agradável, tenho esse pensamento, convicção mesmo, que andam a envenenar-nos.
Não sei se poderei como consumidor apresentar uma queixa a exigir explicações sobre esse assuntro trazido a público pela RTP.
Era um consumidor de pêra rocha, até ver a reportagem da RTP, muitas pêras rocha comi, quem me garante que não poderei vir a ter algum problema no futuro devido a a isso?....
Sem comentários:
Enviar um comentário