quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

SINTROPIA ....... O CAMINHO DE RECUPERAR REGIÕES DEGRADADAS EM ÁREAS SEMI-DESERTAS, ACOMPANHO O BIÓLOGO HOLANDÊS Ernst Götsch, COM SUA FAZENDA NA BAHIA / BRASIL...... UM HOMEM NOTÁVEL !!!!!

.

Ernst Götsch, possui uma fazenda no sul da Bahia, com um clima semi-árido, e em 28 anos, transformou um deserto, numa fazenda produtiva, com plantação de cacau e abacaxi ( ananás ), que é um exemplo de manejo, e conservação ambiental, para todo o mundo.

Devemos retornar ao nosso planeta, ter tecnologia é bom, se for usada em benefício da humanidade, não em sua destruição.

Perdemos algo ..... perdemos a simplicidade da vida,  nos preocupamos demais com dinheiro, status social .... o stress diário nos desumaniza, nos transforma em máquinas, sim, máquinas !!!

Como gostava de ter outra oportunidade ..... para mudar de vida, aos 52 anos, será que ainda consigo mudar ??? 
   
Vejam estes vídeos, contem informação preciosa, para todos aqueles que tem a preocupação real com nosso planeta ...... não estas fantochadas de ambientalistas de treta.

Abraços.


Ramiro Lopes Andrade


Sintropia











OUÇAM OS PÁSSAROS E A VIDA NA FAZENDA DE Ernst Götsch, UM HOMEM QUE TRANSFORMOU SUA FAZENDA, NUM EXEMPLO A SEGUIR, E VEJAM A SUA MANEIRA DE ESTAR NA VIDA, COM UMA SIMPLICIDADE E FELICIDADE, QUE ESTÁ A VISTA DE TODOS ............. GOSTAVA DE SER ASSIM ...........
















Abundância/Abundance from Job Leijh on Vimeo.


Documentário filmado no Workshop de Agrofloresta com Ernest Gotsch, organizado pela Cooperativa Sitio, em Mangualde, Portugal, sobre o conhecimento e filosofia por trás deste modo de agricultura sustentável e o interesse que suscita em tantas pessoas. 
A agrofloresta (ou floresta de alimentos) é um método de produção que propõe, não a criação de um novo ambiente produtivo, mas que o homem, e a produção agrícola da qual tira proveito, integrem um ambiente florestal. 

O método é, na sua essência, uma tentativa de imitar a natureza. 
Na natureza a maioria das plantas vive em associação com outras espécies, das quais necessita para um crescimento pleno.

Nos anos 70, Ernest Gotsch, trabalhou no melhoramento genético de espécies vegetais. 

Esta pesquisa permitiu-lhe concluir que, em vez de adaptar as plantas cultivadas, podia obter melhores resultados se criasse agroecossistemas em que as plantas, num sistema de cooperação, se desenvolviam vigorosamente sem inputs químicos. 

Implantou inúmeros sistemas complexos e altamente produtivos que dispensavam todo o tipo de adubos e agrotóxicos. 

Desde 1993, depois de alcançar resultados extraordinários, tem-se dedicado ao ensino e transmissão dos seus métodos em todo o mundo. 

Hoje, Ernst presta assessoria a organizações não governamentais, universidades e órgãos de assistência técnica rural em quase todas as regiões do Brasil assim como a organizações da Europa e da América Latina.













Terra preta de índio, seleccione o idioma português.



Sem comentários:

Enviar um comentário